CEREST Ijuí

CEREST - Ijuí



centro regional de referência em saúde do trabalhador - macrorregião missioneira








onde o cuidado se transforma em ação















quarta-feira, 25 de agosto de 2010

ENCONTRO PVP – PROJETO VIDAS PARALELAS


O mês de agosto foi marcado por mais uma oficina de trabalhadores do Projeto vidas paralelas (PVP), realizado às 8 horas e 30 minutos do dia 18 no laboratório de informática do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) em Porto Alegre onde estiveram presentes os trabalhadores Erno Wagner, de Ijui, Enio da Rosa, de Ametista do sul, White Jay, Luis Bauer e Airton Lemos, de Porto Alegre e a equipe de apoio Vandercleison Heusner, de Ijui, Gislaine e Loiva Schardosim, de Porto Alegre, Adriana Skamvetsakis e Gislaine Carneiro, de Santa Cruz do Sul; Ainda neste dia, quatro trabalhadores foram contemplados com computadores doados pela Casa Brasil de Porto Alegre.
O Projeto Vidas Paralelas (PVP) é uma ação compartilhada nas áreas de saúde e cultura do trabalhador, realizada pelo Ministério da Saúde, Ministério da Cultura, a Rede Escola Continental em Saúde do Trabalhador e o Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília. Tem como objetivo principal a construção de um processo de reflexão e diálogo entre trabalhadores e trabalhadoras de diferentes categorias por intermédio da formação de uma rede social, voltada para a temática da saúde e cultura no ambiente de trabalho, possibilitando o reconhecimento do cotidiano laboral e da cultura da classe trabalhadora brasileira interpretada e editada por seus próprios representantes em diferentes mídias virtuais.
O Projeto Vidas Paralelas no RS teve início em junho de 2009, com a 1ªOficina de Formação e Qualificação do Controle Social, formando a Rede de Apoio do PVP-RS.
Em fevereiro/2010, realizamos a 1ª Oficina com os trabalhadores representantes de diferentes categorias profissionais, com a apresentação do PVP, fornecimento (em regime de comodato) e treinamento sobre utilização de equipamentos multimídia (máquina fotográfica digital), treinamento sobre postagem de fotos e vídeos no site do Projeto Vidas Paralelas www.cultura.gov.br/vidasparalelas, discussão sobre saúde, cultura e trabalho.
A continuidade do PVP se dá pela publicação no site dos registros feitos pelos próprios trabalhadores (que devem ocorrer pelo menos uma vez por mês) e encontros presenciais.



Vandercleison Heusner
Técnico de Segurança do Trabalho
CEREST MISSÕES/Ijui - RS

Um comentário:

  1. Parabéns aos participantes do PVP esta ação já está trazendo resultados positivos no agir e pensar dos trabalhadores. Abraço, Elisa

    ResponderExcluir